Câmara de Brasileia realiza 14ª Sessão Ordinária de 2021

Foi realizada nesta terça-feira (01), a 14ª sessão do Primeiro ano legislativo da 15ª legislatura do município de Brasiléia no Plenário José Cordeiro Barbosa, presidida pela presidente Arlete Amaral (SD), com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (PT), Rogerio Pontes (PROS), Marquinhos Tibúrcio (MDB) e Leonir Castro (PP).

Durante o grande o expediente os vereadores fizeram indicações de melhorias para infraestrutura urbana e rural, reforma de pontes, melhorias de ramais, agricultura, saúde e na Educação. E aprovaram o projeto Lei do executivo de Nº 11 de 2021 que: altera a redação da Lei municipal que estava em vigor sobre a Regulamentação do serviço público de transporte de individual de passageiros (mototáxi) e de cargas (moto-frete) em motocicleta e triciclo no município de Brasileia e foi concedido 10 concessões destinada aos mototáxistas.

 

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

 

Vereador Elenilson cruz (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, solicitou aos órgãos competentes a recuperação do ramal do Gê, pois o mesmo está necessitando de melhorias, que o executivo possa encaixar a demanda em seu planejamento, dando continuidade o parlamentar pediu que as melhorias sejam realizadas no ramal da Costa no KM 59, tendo em vista que as melhorias estavam no planejamento, também solicita que a prefeitura adquira uma roçadeira articulada, que poderá melhorar muito os ramais e estradas, aumentando também a segurança das pessoas que utilizam o acostamento de estradas e ramais para realização de caminhadas. Finalizou sua fala destacando sua felicidade pelo anuncio da construção da ponte que será realizada sobre o Rio Xapuri no ramal da Pinda no Km 59, tendo em vista que a obra beneficiará mais de 100 famílias.

 

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala fazendo uma indicação no bairro Eldorado, na rua 4 de março, o parlamentar solicita a ampliação da linha de esgoto na rua mencionada, pois a situação é muito desconfortável para as famílias que ali residem. Parabenizou o executivo e o secretário estadual de meio ambiente por fazer o lançamento da semana do meio ambiente na região do Alto Acre. O vereador expressou sua felicidade a respeito da construção da ponte no Km 59, o mesmo parabeniza a prefeita pela iniciativa, pois essa construção beneficiara inúmeras famílias ao longo da comunidade permitindo assim o escoamento da produção local.

 

Vereador Leomar (PSD): o parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala parabenizando Maricélio, mais conhecido como Saturnino que foi promovido a capitão do corpo de bombeiros, durante sua trajetória prestou grandes serviços para nossos munícipes e hoje está indo para reserva. O vereador agradece os grandiosos serviços prestados por Saturnino e toda sua instituição. Iniciando suas indicações o parlamentar solicita melhorias no ramal da santa luzia no Km 84, tendo em vista que o vereador esteve acompanhando de perto a situação crítica do ramal, que segundo ele até mesmo no verão a trafegabilidade fica comprometida. Leomar da continuidade a sua fala prestando contas das ações que vem realizando em seu mandato, segundo o parlamentar seu mandato está contemplando a última comunidade do Km 84 com uma torre que terá um ponto de wi-fi com alcance de até 12km em linha reta.  O vereador solicita que a prefeitura execute o serviço de abertura da travessa Carlinho Monteiro Braga, no bairro Raimundo Chaar, assim como foi prometido em campanha. Finalizou sua participação solicitando que seja realizado a limpeza do ramal do Polo, pois o mato está tomando de conta da estrada e muitos ciclistas utilizam o ramal para a pratica do ciclismo.

 

Lessandro Jorge (PT): o parlamentar no uso de suas atribuições, começa suas indicações falando da rua Joaquim Lima, que fica ao lado do mercado do Paraíba, o vereador solicita ao executivo que esteja providenciando uma camada asfáltica, tendo em vista que o trecho é de apenas 30 metros, o vereador faz um apelo aos condutores de veículos que respeitem as sinalizações que existem em nossas ruas, principalmente as sinalizações que existe no trecho entre a Caixa Econômica Federal e a escola Instituto Odilon Pratagi.

 

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): o parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas palavras solicitando que a prefeitura faça um trabalho de melhorias na rua Angelita Oston, no bairro Alberto Castro, pois os condutores que ali passam estão com dificuldades para trafegar na rua devido a atoleiros e buracos que ali se encontram. O Vereador também solicita que melhorias sejam levadas até as ruas Aldemir Lopes e Ernestino do Amaral, ambas no bairro José Moreira. O parlamentar finaliza sua fala parabenizando o executivo pelo anuncio da construção da ponte no ramal da Pinda no Km 59, o próprio espera que a obra saia do papel que é o mais importante.

 

 

Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar no uso de suas atribuições, inicia sua fala repudiando o vídeo do senador Márcio Bittar, quando o mesmo diz que a categoria da educação quer “privilégios”. Iniciando suas indicações a vereadora solicitou que seja inserida no calendário de planejamento da secretaria de obras o melhoramento geral no ramal do Adão que fica no km 74, pois alguns moradores estão na iminência de ficarem isolados. A parlamentar manifestou seu reconhecimento a respeito dos agentes de saúde que trabalham no km 74, os mesmos estão exercendo seus trabalhos com excelência. A vereadora manifestou preocupação em relação as mães de famílias que faziam exposição de alimentos na praça Hugo Poli, com isso solicita que com a nova dinâmica que a praça receberá, o executivo viabilize meios para beneficiar esses expositores. Finalizando sua fala a parlamentar solicita que seja encaminhado até o gabinete da deputada Maria Antônia, um pedido para que a mesma venha acompanhar de perto e solicitar medidas de providencias junto a secretaria de saúde com relação a real situação que se encontram as UTI´S do hospital regional do alto acre.

 

Vereador Rogério Pontes (PROS): o parlamentar no uso de suas atribuições, começa sua fala pedindo que o poder executivo através da secretaria de obras inclua no seu planejamento de ramais, o ramal do Km 84 mais conhecido como Arraial dos Burros, que nesse ramal possa ocorrer melhorias no início do verão, o parlamentar pede também que o poder executivo realize melhorias no mesmo ramal, na comunidade cajueiro próximo ao Sr. Gonsalves, tendo em vista que uma ponte está apresentando dificuldades junto ao ramal. O parlamentar reforça o pedido que já tinha sido feito pela vereadora Arlete Amaral por uma audiência pública em relação a saúde, voltada principalmente para a situação do hospital regional do Alto Acre, o parlamentar finaliza pedindo celeridade em relação ao caso.

 

Vereadora Arlete Amaral (SDD): a parlamentar no uso de suas atribuições, abre sua fala reforçando o pedido que o vereador Leomar fez em sessões anteriores, sobre a ambulância do hospital regional, tendo em vista um fato ocorrido recentemente com uma senhora que sofreu um acidente na AV. Manoel Marinho Montes, onde foi solicitado o socorro por meio de populares e não tinha uma ambulância para socorrer a senhora. A parlamentar pede providencias urgente por parte do governo e que seja garantido mais uma ambulância para nossa região, pois é uma situação vergonhosa que a população está passando. Prosseguindo suas indicações solicitou que seja construída uma ponte no ramal do KM 19, pois no período chuvoso a mesma fica submersa pelas corriqueiras enchentes dos igarapés. A vereadora solicita também a construção de duas pontes, uma no ramal da Costa KM 59 e outra no ramal da dona Nazaré KM 59, levando em conta que várias famílias estão sendo prejudicadas pela dificuldade de trafegabilidade nos locais mencionados por falta das pontes.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support